Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Cursos de informática: Um tiro certeiro

Data da publicação original: 5 de abril de 2021 @ 14:54

Embora tenha impactado negativamente alguns segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a pandemia do coronavírus representou, para outros, uma oportunidade excepcional de expansão dos negócios.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de TIC foi o segundo que mais contratou em maio, depois da agropecuária. 

Sérgio Paulo Gallindo, presidente da Brasscom, diz que pelo menos quatro áreas foram aceleradas: soluções de colaboração, ferramentas de segurança, redes de telecomunicações e a transformação digital das empresas, especialmente para o comércio eletrônico. 

Ele destaca a massificação do uso de plataformas de videoconferência, que têm sido a principal ferramenta de sustentação dos negócios, especialmente serviços.

“Houve um esforço das empresas em aumentar sua participação de mercado. A Cisco e a Microsoft se movimentaram, e a Zoom está se estruturando no Brasil. A forma de trabalhar mudou para sempre. A maior parte das empresas sinalizou manutenção ou aumento de produtividade com o trabalho remoto”, ressalta Galindo.

Falta mão de obra qualificada

A área de tecnologia tem contribuído cada vez mais com a queda da taxa de desemprego do Brasil. 

Até 2022, devem ser criadas 195 mil novas vagas no País, enquanto no mundo a previsão é de que sejam gerados 3,3 milhões de empregos em TI no mesmo período, segundo pesquisa da IDC encomendada pela Salesforce.

Já de acordo com previsão do Gartner, 2020 será um ano crucial na dinâmica de emprego, uma vez que a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) se tornará um positivo motivador. Daqui dois anos, a criação de empregos relacionados à AI passará por uma transformação, chegando a 2 milhões de novos postos de trabalho em 2025.

No entanto, o cenário promissor está longe de se adequar à realidade do mercado de TI brasileiro. Isso porque, ao mesmo tempo em que cresce o número de vagas disponíveis, faltam profissionais qualificados na área.

É chegada a hora!

Hoje em dia praticamente qualquer tipo de empresa depende de sistemas informatizados para executar suas atividades, sejam de venda, controle de estoque, fabricação de produtos ou gestão financeira.

Se você gosta de tecnologia e deseja conciliar esta paixão com uma carreira, confira a lista que preparamos com os cursos de informática mais procurados nesta área.

AutoCAD

AutoCAD é um programa utilizado principalmente para a elaboração de desenho técnico 2D e criação de modelos 3D. É amplamente utilizado nos ramos de arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, entre outros. As oportunidades em termos de mercado de trabalho são muitas para o profissional que sabe utilizar as diferentes funcionalidades do AutoCAD.

O Cadista – como é chamado o profissional de AutoCAD – é responsável pela elaboração de projetos com as especificações dos equipamentos e dos materiais que serão usados para a produção de material ou obra a ser realizada. 

Desenvolve esboços e desenhos definitivos dos projetos, de acordo com as normas e especificações técnicas. Modifica, redesenha e atualiza os desenhos existentes. Define etapas do processo de fabricação, confere e avalia os projetos a serem fabricados.

Ilustrator

Com o curso de Ilustrator você pode imaginar e trazer à vida representações, estampas, gravuras, imagens, ideias e conceitos, utilizando suas habilidades de criação e design para transpô-las para o computador.

O que é possível executar com esse curso?

  • Ilustrações;
  • Elementos gráficos;
  • Identidades visuais de marcas;
  • Storyboards;
  • Concepts de cenários e personagens;
  • Realiza pintura digital de imagens;
  • Ilustração vetorial;
  • Animação 2D;
  • Entre outras atividades que envolvam desenho, para uma empresa ou serviço.

O curso prepara o participante para trabalhar como ilustrador, prestando serviços para agências de publicidade, escritórios de design, editoras e empresas que busquem na ilustração uma maneira mais próxima de comunicação com o público.

Proporciona conhecimentos teóricos e práticos sobre ilustração utilizando mesa digitalizadora (tablet) e a partir do contato direto com as principais ferramentas de ilustração.

Manutenção de Computadores

Com o avanço da tecnologia moderna, praticamente todas as profissões dependem do computador e da internet para realizar seu trabalho. Desde as micros até as grandes empresas são gerenciadas por essas máquinas

O curso em Manutenção e Suporte em Informática tem por objetivo capacitar profissionais para fazer a instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática, a configuração e gerenciamento de redes de computadores, além de dar suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das necessidades de substituição ou atualização tecnológica.

Com a aquisição de conhecimentos específicos e altamente necessários, o profissional dessa área poderá entrar no mercado de manutenção de computadores e obter sucesso no desempenho de suas atividades.

Word, Excel, e Windows

O Microsoft Office é um pacote de aplicativos da Microsoft, muito úteis tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Com o mundo cada vez mais informatizado, o mercado de trabalho atual demanda dos candidatos habilidades relacionadas ao uso de computador.

A popular suíte de aplicativos de escritório é uma das mais usadas pelas empresas para elaborar documentos, planilhas, apresentações e arquivos em geral. 

Muitas pessoas conhecem o Office, mas utilizam os programas de forma superficial ou amadora, sem aproveitar os recursos mais avançados, por isso a importância do curso. 

Saiba que o conjunto de software oferece muitas funcionalidades desconhecidas pelos usuários comuns.

Isso significa que dominar o Pacote Office de modo mais abrangente é um requisito fundamental no momento da contratação de funcionários na área administrativa.

Concursos Públicos X Informática

A informática é uma das disciplinas mais comuns em editais de concursos públicos. A matéria é cobrada nas provas e costuma eliminar muitos candidatos despreparados. 

O erro comum dos “concurseiros” inexperientes é achar que o simples fato de utilizarem o computador já é garantia de bom desempenho na avaliação. 

A prova não é prática, ela é feita com perguntas e respostas, da mesma forma que ocorre com Português e Matemática. Por isso, é necessário estudar o conteúdo com mais atenção no curso de informática para ser aprovado.

Os cursos são grandes aliados de quem precisa aprender informática para passar em concursos.

Eles ajudam o candidato a ter maior domínio dos aplicativos, principalmente o curso de Excel, que traz noções da ferramenta com um método simples de entender. As questões referentes a planilhas e funções costumam ser as grandes vilãs dos exames.

É preciso salientar que o organizador do concurso público pode ainda exigir a comprovação do conhecimento em vez de aplicar questões de informática. Essa etapa é conhecida como prova de títulos.

 

Gostou dessas dicas? Fique sempre ligado no Cursos e Oportunidades para manter seu currículo atualizado e não perder novas chances no mercado de trabalho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *